PARÁ: Prefeitura de Santarém e Governo do Estado entregam nova orla com ciclofaixa e urbanização

Às vésperas do aniversário de 361 anos de Santarém, o governo do Estado promoveu uma agenda com várias entregas, voltadas principalmente para a melhoria da qualidade de vida dos moradores do município. O governador Helder Barbalho (MDB), entregou nesta segunda-feira (21), a nova orla do município, com urbanização e sinalização.

"A orla está 100% pronta, bonita, completa e junto com o prefeito Nélio Aguiar estamos entregando esse espaço maravilhoso para a querida Santarém. Aqui já inauguramos o Terminal Hidroviário, o mais moderno do Brasil, e se Deus quiser até o final do ano vamos inaugurar o Hospital Materno Infantil. Investimentos e benefícios para a Pérola do Tapajós. Parabéns Santarém!", parabenizou o Governador Helder Barbalho.

PROJETO ORLA

Dois projetos foram executados na nova orla. Foram eles: o Projeto Orla que implantou 6 píeres com flutuantes para atracação de embarcações, construção de 1.640 metros de muro de contenção, construção de duas casas de bombas e implantação de uma rampa de acesso ao rio Tapajós com extensão de 45mx13m.


Helder Barbalho, Nélio Aguiar e Celsa Brito

As obras iniciaram em 2017, após articulação do prefeito Nélio Aguiar junto ao Ministério da Integração Nacional que autorizou o repasse de R$70.923.818,05.

O segundo Projeto foi o de Ampliação e Urbanização do espaço, no ‘embelezamento’ da área com a colocação de ladrilho em todos os 1.600 metros de extensão, parte elétrica, construção de nove quiosques, bancos e onze abrigos, postes de iluminação em LED, lixeiras, guarda-corpo, pintura, jardinagem e ainda uma ciclofaixa na cor vermelha, com 2 metros de largura e outras duas faixas menores sinalizando a área. O projeto tem parceria do Governo do Estado que destinou R$11.856.865,19 em recursos, sendo 10% de contrapartida do município.

A nova orla transformou a frente da cidade, melhorou a trafegabilidade ordenando a atracação de embarcações e facilitando o tráfego, especialmente dos moradores de comunidades ribeirinhas que chegam a Santarém.

Além da proteção da cidade e da segurança portuária, a economia e o bem estar da população serão contemplados, gerando qualidade de vida, fortalecendo o turismo e estendendo o espaço de lazer e contemplação.

0 Comentários