CULTURA: Começa hoje (30) no município de Augusto Corrêa, a maior feira cultural do estado do Pará

 

O município de Augusto Correa encerra a quadra junina no Pará com a tradicional Feira da Cultura Popular Arraial Urumajó, que está em sua 32ª edição, e apresenta ao público uma programação diversificada. 

A festa começa nesta quinta-feira (30) e vai até o próximo domingo (3).

Este ano o tema da festa é “Cultura e tradição do meu Urumajó nas noites de São João” e a organização promete um evento diferenciado. O grupo Arraial do Pavulagem é uma das atrações que vai fazer a abertura do Arraial. Junior Soares, integrante e um dos fundadores do grupo, diz que participar da abertura é uma honra, pois considera uma das maiores festas de cultura popular do estado.

A feira recebe o nome de Urumajó para homenagear o nome da antiga vila de Augusto Corrêa. Este ano a festividade tem um motivo especial, pois em decorrência da pandemia ficou dois anos sem programação. 

Dentro da programação vai ter o festival de quadrilha, o festival de xote, que vai premiar o primeiro, segundo, terceiro lugar do xote produzido no município de Urumajó que retrate a cultura e o modo de vida do caboclo.

Realizado há quase 32 anos, o evento faz parte do Calendário Municipal de Eventos e mobiliza a cada ano em torno de 20 mil pessoas, entre moradores e visitantes. 

Além de participar da programação cultural, o visitante tem a opção de conhecer diversos atrativos naturais de Augusto Corrêa, como a Prainha, localizada a 9 km da sede, na Área de Proteção Ambiental, na comunidade da Ponta do Urumajó, e a praia da comunidade Perimirim, além de balneários com igarapés; casas de farinha das comunidades localizadas nas zonas rurais; Hotel Fazenda Bacuri, com produção de derivados de bacuri; e a Fazenda Marinha de Ostras, localizada em Nova Olinda, onde se encontra a maior produção de ostras do Pará.


Como chegar: São 228 km de Belém até Augusto Corrêa. 

A viagem de carro dura em média quatro horas, seguindo pela rodovia BR-316 até Capanema. Depois, é só virar à esquerda para pegar a rodovia BR-308.

Programação

Quinta-feira (30.06)

Arraial do Pavulagem

Super Pop

Barracão do Xote

O Canto do Urú

Sexta feira (01.07)

Banda AR 15

Forrozão Tropykalia

Barracão do xote

Senta Peia

Sábado (02.07)

Tropa do Forró

Cabaré do brega

Boi faceiro de São Caetano de Odivelas

Barracão do Xote

O Canto do Urú

Domingo (03.07)

Forró Nu 12

Anjo Azul

0 Comentários