Neste domingo, 1º de maio, Dia do Trabalhador, também foi dia de prova para os inscritos no vestibular 2022 do "Forma Pará", programa estadual voltado à interiorização e descentralização do acesso ao Ensino Superior.
A seleção foi para 1.210 vagas ofertadas em diversas áreas do conhecimento.
Com a chamada 2022, o Forma Pará chega a quase seis mil vagas ofertadas em cursos de graduação em áreas de licenciatura, bacharelado e tecnológico. Serão mais de 70 municípios alcançados nas 12 regiões de integração do Estado. Para este ano, o programa contou com um investimento de R$ 45 milhões em recursos do tesouro estadual e é a maior iniciativa de expansão do Ensino Superior do Brasil.
O Programa Forma Pará é coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet). A titular da pasta, Edilza Fontes, lembra a importância da ação ao permite que diferentes pessoas do Pará tenham acesso ao ensino superior fora da Região Metropolitana de Belém. Também lembra a parceira de algumas Instituições de Ensino Superior para o êxito da iniciativa.
"Todas as instituições publicas do Pará fazem parte do programa, é um sucesso, é marca de governo e nos sentimos muito felizes em ser gestores de uma iniciativa de enorme sensibilidade social", destaca a secretária.
As próximas provas do Forma Pará na chamada 2022 ocorrerão nos dias 15 de maio (190 vagas em cinco cursos ofertadas pela UFPA) e 29 de maio (150 vagas para três cursos ofertados pelo IFPA). As inscrições para este último certame estão abertas até o dia 5 deste mês de maio.
Serviço: Para ter acesso aos quadros completos de demandas por vagas, os candidatos devem acessar o site e ir no link de concursos em andamento.
Fonte: Agência Pará.
0 Comentários