PARÁ: Santarém ganha o mais moderno terminal hidroviário do Brasil; Veja as imagens do local


Situado às margens do rio Tapajós, o Terminal Hidroviário de Passageiros e Cargas de Santarém – Joaquim da Costa Pereira, no Baixo Amazonas, será entregue à população nesta quarta-feira (20) pelo Governo do Pará.

Com investimento de mais de R$74 milhões, o porto tem 22 mil metros quadrados de área construída e pode receber mais de três mil passageiros por dia. A obra está sendo vista como um meio para a integração do modal fluvial da região, além de proporcionar mais conforto e segurança para quem depende dos rios para se deslocar.

A estrutura foi pensada para receber grandes embarcações, como cruzeiros, o que deve potencializar a atividade turística na região, gerando emprego e renda. A construção do terminal já trouxe 850 novos postos de trabalho.

Estrutura

A sala de embarque do terminal oferece 1.205 cadeiras longarinas, rede wi-fi gratuita e duas escadas rolantes que facilitam a acessibilidade ao segundo piso. O porto será administrado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Coordenadoria de Portos.

Climatizado, o equipamento público tem vestiários e banheiros masculino, feminino e para pessoas com deficiência. A área inclui ainda farmácia, três lanchonetes, restaurante, e espaços para instalação de lojas e quiosques, além de salas para órgãos de segurança e justiça, como Polícia Militar, Conselho Tutelar e Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Pará (Arcon).

Para auxiliar no embarque e desembarque de passageiros, o espaço tem rampa metálica biarticulada, passarela coberta em concreto e flutuante com oito fingers para atraque das embarcações. Na área externa, o estacionamento tem 5.800 metros quadrados e inclui vagas para carros, motocicletas e bicicletas, além de pontos para táxis e ônibus.

Já o terminal de cargas tem um galpão com mais de seis mil metros quadrados para abrigar cargas e utensílios dos passageiros.










0 Comentários