Deputados declaram a praia de Alter do Chão como Patrimônio Cultural de Natureza Material e Imaterial do Pará


O Projeto de Lei que declara Alter do Chão (praia e distrito de Santarém), como Patrimônio Cultural de Natureza Material e Imaterial do Estado do Pará, foi aprovado pelos deputados na Assembleia Legislativa.

DENOMINAÇÃO: Cultura material e cultura imaterial são dois tipos de patrimônio que expressam a cultura e características de determinado grupo ou região. A cultura material é composta por elementos concretos, como construções e objetos artísticos. Já a cultura imaterial é relacionada a elementos abstratos, como hábitos e rituais.

O Projeto de Lei, aguarda a sanção do governador Helder Barbalho (MDB).

PROJETO

A declaração da praia de Alter do Chão como Patrimônio Cultural de Natureza Material e Imaterial do Estado do Pará é uma proposta de autoria do deputado Raimundo Santos (PSD). Alter do Chão está localizado no município de Santarém.

Em 263 anos de história, ocasionou significativos reconhecimentos nacionais e sobretudo estrangeiros, bem corno seguidos destaques na imprensa e premiações, referentes às suas notórias e incomparáveis belezas naturais.

Em 2021, conquistou o prêmio de "Melhor Destino Turístico Nacional" do ano e a classificação pelo jornal inglês "The Guardian", em 2009, como a mais bonita praia de água doce do Brasil, passando por isso a ser conhecida popularmente como "Caribe brasileiro".



0 Comentários