PARÁ: Novo terminal hidroviário de Monte Alegre vai atender mais de 60 mil passageiros


O embarque e desembarque de passageiros em Monte Alegre, no Baixo Amazonas, ganhou mais conforto e segurança nesta quarta-feira (9), depois da entrega das obras de reconstrução do Terminal Hidroviário Argemiro Baía da Costa, realizadas pelo Governo do Pará por meio da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH). Mais de 60 mil usuários da região foram beneficiados pelo novo porto, que oferece viagens diárias para municípios do Pará, Amazonas e Amapá.

“Esta é uma região em que, tradicionalmente, os rios são as nossas ruas, então esse terminal hidroviário vem para trazer conforto, segurança e desenvolvimento da região. Aqui entregamos o oitavo terminal da região, e futuramente, vamos entregar o de Alenquer e o terminal hidroviário internacional de Santarém, mas além disso, ainda temos mais 22 obras de terminais hidroviários pelo Estado. Isso é cuidar das pessoas, cuidar da população, esse é o trabalho do governo do Estado", disse o governador Helder Barbalho, que esteve no município para entregar a estrutura. Ainda durante a agenda, o governador anunciou a ampliação do Hospital Municipal de Monte Alegre.

A partir de agora, o local será administrado pela Prefeitura de Monte Alegre. Reconstruído de acordo com os padrões estabelecidos pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), órgão que regulamenta portos pelo Brasil, o terminal recebeu R$ 3,6 milhões em investimentos do Estado.

O Terminal também contará com estação de tratamento de esgoto, sinalização interna e novas instalações elétricas e hidrossanitárias. Já a obra naval compreende instalação de rampa metálica articulada e flutuante para embarque e desembarque de passageiros, equipamentos que o antigo porto não oferecia aos usuários.

0 Comentários