CRISE: Rússia pode entrar em falência no mês de abril. A situação do país é preocupante

Agências de classificação de risco e economistas avaliam que a Rússia ficará inadimplente com seus credores em breve. O motivo são as severas sanções econômicas contra Moscou.

Os mercados de títulos de dívida estão ficando caóticos no que diz respeito à Rússia. A própria Rússia comprou títulos no mercado a preços de banana. Hoje, apenas o pagamento já é, em si, um problema.

Isso porque as sanções impostas à Rússia pelos países do Ocidente cortaram de forma significativa o acesso de Moscou aos mercados financeiros internacionais. É por isso que a agência de classificação de riscos Fitch baixou a classificação de crédito da Rússia de B para C na terça-feira (8). Isso significa que os títulos do governo russo afundaram ainda mais na faixa de junk bond. A Fitch fala agora que uma moratória russa é "iminente".

Tesouro tem reservas

Nas últimas semanas, outras agências de classificação de risco rebaixaram os títulos russos. A Fitch justificou sua decisão pelos "desenvolvimentos que prejudicaram ainda mais a disposição da Rússia em pagar a sua dívida soberana". A agência se referia a um decreto presidencial em vigor há alguns dias, que permite que o país pague sua dívida em rublos ao invés de em moeda estrangeira.

0 Comentários