PARÁ: Vacina da Coronavac entra no esquema vacinal de adolescentes acima de 12 anos


Na manhã desta quarta-feira (26), o Pará recebeu mais duas remessas de vacinas contra a Covid, enviadas pelo Ministério da Saúde. São 57.330 doses da vacina Pfizer e outras 48.400 doses da Coronavac, que serão recomendadas ao ajuste do esquema vacinal da população acima de 12 anos, dependendo da estratégia a ser adotada pelos municípios.

Até então, o Pará já havia recebido 13.391.235 doses do Ministério, segundo dados do Vacinômetro da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

O envio da nova remessa para os Centros Regionais de Saúde, de onde é distribuída aos municípios, será feito por via terrestre, aérea e fluvial no prazo de 48 horas. O trabalho é realizado pela equipe de Logística da Sespa (Secretaria de Estado de Saúde Pública), que recebe as vacinas no Aeroporto de Belém, e organiza o envio com o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio do Grupo Aéreo de Segurança Pública (Graesp).

O planejamento da Sespa inclui a distribuição das doses e dos insumos para todos os municípios, e cada um deles recebe as doses de acordo com o quantitativo populacional e a atual etapa de vacinação.

O secretário de Saúde do Pará, Rômulo Rodovalho, pediu mais empenho dos municípios em vacinar os que ainda precisam ajustar o esquema de aplicação das doses. “É preciso que a população esteja imunizada o suficiente para enfrentar essa terceira onda que estamos passando. A Sespa segue firme no trabalho em conjunto com outras instituições para garantir que a vacina chegue à população de forma rápida, segura e eficaz”, declarou.

0 Comentários