PARÁ: Parazão Banpará 2022, abre a temporada com evento de lançamento em Belém


Chegou o momento de segurar o coração e soltar o gogó a cada bola na rede. Vem aí a edição de número 110 do Campeonato Paraense de Futebol. E para celebrar mais um ano deste que é considerado um dos maiores fenômenos esportivos do país, haverá uma noite especial de lançamento do Parazão Banpará 2022. O evento acontece na próxima segunda-feira, 24, às 19h, no Teatro Maria Sylvia Nunes, em Belém, com transmissão ao vivo pela TV e Portal Cultura, e contará com a presença do governador do Pará, Helder Barbalho.

O lançamento terá a assinatura do contrato de cessão de direitos de transmissão dos jogos entre a Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa) e a Federação Paraense de Futebol (FPF), além da formalização do naming rights da competição entre o Banpará e a entidade que representa o futebol do estado. Em ambas, há a participação dos doze times que compõem a série A do campeonato, que são: Águia de Marabá, Amazônia Independente, Paragominas, Paysandu, Bragantino, Itupiranga, Tapajós, Tuna Luso, Caeté, Castanhal, Independente Tucuruí e Clube do Remo.


Desde 2009, a TV Cultura do Pará detém a exclusividade de exibição das partidas do Campeonato, e incorpora os protocolos de grandes eventos esportivos que oferecem aos clubes, à imprensa e à torcida um produto de qualidade e com padrão internacional, como explica o presidente da Funtelpa, Hilbert Nascimento. “Nós assumimos o compromisso de apresentar uma versão melhor e mais detalhada do campeonato, especialmente porque agora teremos telespectadores de outros estados que não são apenas torcedores de clubes paraenses, mas vão acompanhar os jogos e eles precisam entender a dimensão do Parazão no cenário do futebol nacional”.

A jornalista e apresentadora do Esporte Cultura, Tayná Martinez, comanda a noite de gala do futebol paraense, e mostra o poder do protagonismo feminino em um campo cada vez mais ocupado por mulheres. “Estar à frente de um evento esportivo tão grande e tão marcado pela presença masculina é um orgulho imenso. E me sinto feliz, realizada e honrada por ser uma das pessoas responsáveis por levar o melhor do nosso futebol para este estado gigantesco e poder representar cada torcedor que nos acompanha ao longo do Parazão Banpará”, explica Tayná.

NOVIDADES PARA 2022 – Durante o evento, os participantes vão conhecer o mascote do campeonato e ajudar a escolher um nome para ele. O amuleto da competição é um piracucu que representa a força e a resistência da cultura paraense. A opção pelo gigante da Amazônia também alerta para o risco de extinção que a espécie corre por conta da pesca predatória praticada ao longo de muitos anos e o uso do couro deste peixe como artigo de moda. O público deverá acessar o Portal Cultura e sugerir um ou mais nomes para o mascote. As três ideias mais criativas serão disponibilizadas para votação.

Outra novidade é que o Parazão Banpará ampliou a transmissão dos jogos com a entrada da TV Educativa da Bahia, que alcança mais de 10 milhões de telespectadores. Ela se junta à Rede Meio Norte do Piauí e à TV Brasil, levando a grandiosidade do campeonato estadual para todo o país em TV aberta e fechada.

Também tem a cobertura 360º do Parazão Banpará, que vai deixar o torcedor por dentro de todos os ângulos do campeonato, seja pela TV, Rádio, Portal e mídias sociais da Cultura. Isso inclui o programa Meio de Campo, que antecede as transmissões dos jogos com um bate-papo bem descontraído; o Troféu Meio de Campo, que premia os melhores atletas da temporada mais votados pelo público e por jornalistas esportivos; e os informativos no Esporte Cultura e Jornal Cultura.

O campeonato mantém a tradição que começou em 2020 com o emblema oficial da competição, o chamado patch, aplicado em todas as camisas dos participantes da temporada. Outro destaque que também prevalece é a imagem de um dos mais importantes símbolos do Parazão Banpará – a taça Estrela do Norte, que foi moldada seguindo os traços da arquitetura marajoara, com alças inspiradas na logo do Banpará e carrega linhas que circundam o troféu e representam os cinco valores essenciais do esporte: compromisso, esforço, perseverança, humildade e respeito.

APITA O JUIZ – O primeiro jogo do Parazão Banpará 2022 será o dia 26 de janeiro e a final está prevista para acontecer no dia 3 de abril, de acordo com o calendário indicado pela Confederação Brasileira de Futebol que antecipou os torneios nacionais, já que este ano tem Copa do Mundo. Na rodada de abertura, o Paysandu, campeão da última competição, joga em casa contra o Bragantino. O Amazônia Independente, que conquistou o título da série B, marca a estreia na elite do campeonato jogando contra o Remo. E a Tuna, vice-campeã de 2021, enfrenta o Águia de Marabá fora de Belém. O único e tão aguardado clássico RexPa da primeira fase será realizado na penúltima rodada.

0 Comentários