Anvisa libera a venda sem prescrição médica da Melatonina, considerado o hormônio do sono


Desde o início de dezembro de 2021, farmácias brasileiras estão vendendo melatonina em comprimidos ou gotas sem a necessidade de prescrição médica.

A substância teve a comercialização liberada no país no dia 15 de outubro de 2021 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa.


A melatonina é conhecida popularmente como o "hormônio do sono". Na verdade, é mais do que isso: é uma das principais responsáveis pelo ciclo biológico de quase todos os seres vivos, usada no ritmo circadiano que regula a atividade física, química, físico e psicológica do corpo humano.

Embora a decisão esteja alinhada com o que ocorre em vários países da Europa e da América do Norte, especialistas criticam a decisão e pedem cautela na hora de comprar e utilizar esse produto.

"Precisamos deixar claro que a melatonina pode até ser uma ferramenta terapêutica, mas não vai ser indicada para todo mundo", concorda o médico Paulo Augusto Miranda, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

0 Comentários