Prefeitura de Santarém anuncia retorno 100% presencial para turmas de 5º e 9º ano


A Prefeitura de Santarém atualizou nesta segunda-feira (8), os protocolos de segurança referente as medidas de prevenção e enfrentamento à pandemia da covid-19. Conforme o Decreto Nº 1044/2021 – GAP/PMS, de 05 de novembro de 2021, parágrafo 1º, “Em atenção ao Sistema de Avaliação de Educação Básica (Saeb), que avaliará os alunos municipais no final deste ano letivo, excepcionalmente as turmas de 5º e 9º ano, vinculadas à Rede Municipal de Ensino, retornarão às atividades presenciais de forma gradual, obrigatória e intercalada”.

Com base no referido decreto, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) por meio do Comitê Intersetorial para planejamento das atividades escolares determinou o retorno presencial e obrigatório de 100% dos alunos de 5º e 9º ano do ensino fundamental.

O anúncio para a retomada ocorreu por meio da nota técnica Nº 03/2021 do Comitê De Trabalho Intersetorial.

A assessora para assuntos educacionais da Semed, Jerusa Vidal, confirmou que o retorno desses alunos é para garantir a participação no Saeb 2021.

Jerusa disse que a data é o ponto de partida, não significa que, necessariamente, todos os alunos terão que estar em sala de aula já nesta data. Segundo ela, as escolas terão que se preparar.

“Não necessariamente os alunos estarão hoje na escola, mas a partir de hoje (8) a escola vai se preparar para receber esses alunos, chamar os pais, fazer reuniões, verificar se o educandário está em condições de receber esses alunos, ou seja, fazer um check-list nesses primeiros dias pra verificar todas essas possibilidades”, pontuou a assessora.

Conforme a decisão do Comitê Intersetorial, neste retorno das aulas presenciais obrigatórias dos alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental, será mantido o regime de escalonamento (revezamento de turmas) considerando as especificidades de cada aluno e sua família e todos os protocolos de segurança divulgados pelas autoridades sanitárias.

Outrossim, cada escola deverá traçar estratégias para estimular a vacinação dos alunos acima de 12 anos para garantir a segurança daqueles que ainda não podem ser vacinados.

A Semed e o Comitê Intersetorial lembram que os servidores das escolas devem permanecer seguindo todos os protocolos de segurança.

Postar um comentário

0 Comentários