Vídeo postado no perfil de Bolsonaro é marcado pelo Facebook como 'informação falsa'


O Facebook marcou com aviso de “informação falsa” um vídeo publicado na segunda-feira (26) no perfil do presidente Jair Bolsonaro na rede social.

Bolsonaro postou em seu perfil um vídeo que compara títulos em espanhol e português de uma reportagem de um veículo de imprensa sobre o discurso que ele fez no Fórum Econômico Mundial em 2019. Na legenda, Bolsonaro escreveu: “Se você não lê jornal está sem informação, sê lê está desinformado”.


‘Bolsonaro anima os executivos de Davos a investir no Brasil’ [...]. Ou seja, uma manchete positiva, uma reportagem positiva sobre a participação dele. Aí eu fui ver a mesma publicação na parte brasileira do jornal, ou seja, esse aqui é o jornal que vai para o Brasil: ‘O breve discurso de Bolsonaro decepciona em Davos’. Ou seja, o contrário do que está publicado na Espanha, a mesma repórter, diz um homem no vídeo (abaixo)


O vídeo foi verificado por uma agência de checagem que classificou o conteúdo como falso.

A reportagem é de 2019, quando Bolsonaro fez sua estreia em Davos, logos após a posse como presidente. Segundo a agência de checagem, o jornal publicou a mesma reportagem com títulos diferentes em espanhol e português. Espanhol: Bolsonaro anima a los ejecutivos de Davos a invertir en el nuevo Brasil. Português: O breve discurso de Bolsonaro decepciona em Davos.


Conforme a agência, em espanhol animar significa “incitar alguém a tomar uma ação”, diferente “do uso mais corrente no português brasileiro, que é relacionado a transmitir ânimo”, “dar vida” ou “estimular”.”

“Animar, em espanhol, não tem exatamente o mesmo significado que em português, e a tradução feita no vídeo, portanto, é incorreta”, disse a agência que checou o conteúdo do vídeo.

0 Comentários