SANTARÉM: Vereador Biga Kalahare vem se destacando nas pautas voltadas para a saúde


O vereador Biga Kalahare (PT), tem atuado na câmara municipal com relação as políticas públicas de saúde, em especial na pandemia fazendo uma interlocução junto aos movimentos organizados da sociedade civil. Nesta relação, se destaca o Comitê Popular do Covid-19 de Santarém, criado em 2020, onde integram várias instituições organizações não governamentais, sindicatos e movimento popular entre os quais se destacam OAB, Projeto Saúde e Alegria, Pastorais Sociais, Fase, Sindicato dos Médicos, Ufopa, Senpa, CITA, FOQS, CPP, MTV, GDA, Famcos, Cáritas, CJP, UES, STTR e outras entidades. É um fórum onde se discute a problemática da pandemia e seus impactos para a população de Santarém.


O gabinete em parceria com o Comitê tem se colocado como um grupo de controle e fiscalização da Política Pública de Saúde em Santarém e apresentado ações propositivas e denuncias para os órgãos competentes.

Ações que se destacaram:

A primeira delas, foi a elaboração de um manifesto popular entregue ao ex-Ministro da Saúde, na época, Eduardo Pazuello que recebeu o documento durante a inauguração do segundo Hospital de Campanha de Santarém. No documento constam Informações sobre o levantamento realizado pelo Conselho Municipal de Saúde ( CMS), e gráficos especificando o crescimento da doença no mínimo, assim como sugestões para melhorias na saúde que podem ser desenvolvidas em parceria entre as esferas Federal, Estadual e Municipal.

Outra demanda voltada para a saúde, surgiu a partir do evento esportivo "Zéfiro-70km", realizado na vila Balneária de Alter do Chão no dia 4 de Abril. O campeonato que reuniu mais de 120 atletas de triatlo, não seguiu nenhuma das regras sanitárias e de biossegurança, gerando preocupação e a intervenção por parte do movimento. Após diálogo com os membros, Biga Kalahare e o comitê, protocolaram documento na promotoria de saúde do Ministério Público do Estado (MPE), solicitando a investigação sobre a liberação do evento. A promotoria acatou o pedido e iniciou a apuração do caso por meio de ofícios enviados aos órgãos do executivo, e ao próprio prefeito de Santarém Nélio Aguiar, solicitando documentos e Informações sobre a competição.

Além de ser porta voz do comitê popular, o petista também já representou a classe farmacêutica santarena, com solicitações para que os profissionais sejam inseridos no plano de vacinação contra a covid-19.

Kalahare, visitou 3 unidades de Saúde da Grande área do Maracanã em fevereiro , onde observou problemas na estrutura física dos prédios e falta de medicamentos básicos. O vereador além de expor os problemas em uma das sessões, solicitou melhorias nas UBS.

0 Comentários