SANTARÉM: Venezuelanos indígenas são vacinados contra a Covid-19


A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) segue avançando com a vacinação contra a covid-19. No último sábado, 24, venezuelanos indígenas da etnia Warao acolhidos na Casa de Acolhimento para Adultos e Famílias (CAAF) foram imunizados em uma ação de saúde do Ambulatório Itinerante que levou atendimentos gratuitos em geral e para quem esteja com síndrome gripal ou sintomas da covid-19 e também distribuiu de medicamentos.

Na ocasião, 47 indígenas foram vacinados com a 1ª dose do imunizante. A inclusão dos venezuelanos no grupo prioritário atende a uma recomendação do Ministério Público Federal (MPF). Os atendimentos de saúde foram destinados para 85 pacientes com mais de 458 medicamentos distribuídos.

O Ambulatório Itinerante foi implantado no início da pandemia e desde então já esteve em dezenas de comunidades rurais, ribeirinhas e urbanas. Uma vez a cada 15 dias as equipes realizam atendimentos aos moradores da Casa de Acolhimento.

Devido à escassez de vacina, o cronograma de vacinação contra a covid-19 é montado conforme o recebimento das doses. A Semsa aguarda o repasse de novas doses para prosseguir a imunização de outras faixas etárias, de acordo com o que estabelece o Plano Nacional de Imunização (PNI).

0 Comentários