O Comitê de Crise não autorizou o evento esportivo em Alter do Chão, afirmam vereadores


O Balneário de Alter do Chão em Santarém, Oeste do Pará, foi palco neste domingo (4), de uma competição de triatlo intitulada de 2º Desafio Zéfiro, que reuniu cerca de 120 atletas de diferentes faixas etárias. A praia foi liberada pela Vigilância Sanitária para a competição que teve inscrição aberta para todo o país.

As imagens divulgadas pelas redes sociais, causaram grande indignação por parte dos moradores da vila balneária, que está com as praias interditadas a mais de 50 dias. Os grandes eventos também estão proibidos pelo Decreto nº 712/2021.

Posicionamento da Câmara.

Em sessão ocorrida nesta segunda-feira (5), vários vereadores se posicionaram a respeito do fato. O vereador JK do POVO (PSDB), afirmou que ocorreu uma decisão direta, de ordem superior, autorizando o evento que em Alter do Chão. Como também afirmou que o Comitê de Crise não foi consultado. Os vereadores Júnior Tapajós (PL) e Gerlandre Castro (PSB), afirmaram também que o Comitê de Crise não autorizou o evento. Gerlande comentou que o prefeito Nélio Aguiar, nunca iria autorizar um evento desse porte em Alter do Chão. O Vereador Carlos Martins (PT), pediu o afastamento de toda a equipe da Vigilância Sanitária.

Proibição em decreto municipal

De acordo com o decreto municipal está proibida a realização de eventos ou reuniões de qualquer natureza, com mais de 10 pessoas. O documento também prevê o uso obrigatório massivo de máscara de proteção com a devida cobertura sobre o nariz e a boca, sendo ela confeccionada em tecido ou material similar, conforme as recomendações das autoridades sanitárias.

0 Comentários