PESQUISA: A maioria dos brasileiros acreditam que a situação econômica vai piorar


A pesquisa Datafolha, mostrou que 65% dos brasileiros acham que a situação vai piorar. Em dezembro passado, 41% dos entrevistados tinham essa expectativa. Percentuais acima desse patamar só foram registrados no início de 2006, 40% no governo Lula, e em 2014, 41% no primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff.

O descontentamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) com as medidas restritivas dos governadores para evitar a circulação de pessoas o levou a enviar um pedido ao STF para suspender as medidas, apesar de já haver entendimento do Supremo de que os estados têm autonomia para implementar planos de combate à pandemia.

O presidente tem atacado o isolamento social e o fechamento do comércio desde o início da pandemia. A agência Lupa checou discursos recentes do mandatário sobre o tema e encontrou uma série de informações falsas.

Em São Paulo, um estudo aponta que a pandemia foi muito mais mortífera para os negros em 2020. O excesso de mortes –o número de óbitos acima do esperado para determinado período– para pessoas negras foi de 25%, para brancos, 11,5%.

0 Comentários