Brasil pode virar a próxima Venezuela com erros na economia, diz Paulo Guedes


O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o Brasil pode virar uma Argentina ou uma Venezuela rapidamente caso tome decisões erradas de política econômica, como aumentar o endividamento do país sem cortar despesas.

“Para virar a Argentina, 6 meses; para virar Venezuela, 1 ano e meio. Se fizer errado, vai rápido. Agora, quer virar Alemanha, Estados Unidos? [São necessários] 10, 15 anos na outra direção”, afirmou.

A declaração foi em entrevista ao podcast Primocast, gravada na última 6ª feira (26.fev.2021) e publicada nesta 3ª feira (2.mar).

Durante a conversa, Guedes refez os próprios cálculos e disse que estava “exagerando”. “É bem mais moderado. Leva uns 3 anos para virar Argentina e uns 5 a 6 anos para virar a Venezuela”, declarou.

Para evitar esse caminho, segundo Guedes, o país deve seguir uma agenda liberal, com a realização de reformas econômicas, o que abrirá um caminho de prosperidade para a nação. 

“Você prefere juro baixo, muito investimento, emprego, renda, Bolsa subindo, todo mundo ganhando, estourando champanhe, um país da prosperidade, ou prefere ir para a Venezuela?”, questionou o Guedes em outro momento.

Ouça abaixo (1h55min):

0 Comentários