URGENTE: Já se analisa um "Lockdown" nos municípios do Oeste do Pará


Com o aumento de casos na região do Baixo Amazonas e a falta de insumos de saúde em alguns municípios da região Oeste do Pará, já se iniciou o debate de um provável "Lockdown" na região.

No inicio de 2021, a justiça do Amazonas decretou Lockdown no estado, por 15 dias. A região Oeste do Pará poderá seguir o mesmo caminho, nas próximas semanas.

O governador Helder Barbalho, na ultima sexta-feira (15), decretou o bandeiramento vermelho no Oeste do estado, após o aumento exagerado de casos do novo coronavírus. Com a decretação da bandeira vermelha na região, atividades não essenciais, foram proibidas de funcionar nos municípios, como: bares, shoppings, restaurantes, academias, cultos e missas com um número grande de pessoas. Alguns municípios já começam a ter a falta de insumos de saúde e a grande ocupação de leitos de hospitais por causa do número elevado de pacientes.

ALERTA NA REGIÃO

O MPF (Ministério Público Federal), juntamente com o MPT (Ministério Público do Trabalho) e o MP-PA (Ministério Público do Pará), enviou um ofício ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e ao governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), alertando ambos sobre a situação de colapso do sistema de saúde na região do Baixo Amazonas, principalmente na divisa do estado amazonense com o Pará.

O documento recomenda ao Ministério da Saúde e ao governo paraense que tomem providências para evitar a falta de insumos e garantir o atendimento a pacientes com covid-19 na região, que já sofre com o desabastecimento de oxigênio.

0 Comentários