PARÁ: Município de Faro entra em colapso por falta de cilindros de oxigênio

 UBS da Nova Maracanã, funciona no improviso.


Acabou o estoque de oxigênio no hospital de Faro, cidade do Oeste do Pará. O secretário de governo da Prefeitura Municipal, Thiago Azevedo, alerta que há quase 40 pacientes internados e só havia 11 balas de oxigênio. Faro fica na divisa do Amazonas, com Nhamundá, mas os pacientes buscam atendimento médico em Parintins (AM) devido a precariedade do seu sistema de saúde.

O Ministério Público Federal, na última sexta-feira, questionou os municípios do Oeste do Pará sobre a situação do estoque de oxigênio. Os ofícios foram enviados às prefeituras da região de Itaituba e à Santarém.

“Nossa reserva de oxigênio está zerada. Temos 37 pacientes internados dividindo 11 balas de oxigênio para que nenhuma vida seja perdida. Estamos pedindo remédios emprestados, oxigênio, não temos recursos. Hoje dependemos de doações, estamos entrando em desespero”, disse o secretário de Faro. A informação é de O Globo e do jornal El País em reportagens divulgadas nesta segunda (18).

O prefeito Paulo Carvalho (PSD) disse ao O Globo que neste domingo 40 pacientes com saturação abaixo de 80, sem leito e revezando o tubo de oxigênio. “Estamos pedindo emprestado oxigênio de municípios como Terra Santa. Não há verba nem oferta, mas estamos pedindo essa cooperação. A médica está revezando o oxigênio como o Sepap, um aparelho ligado a uma máquina que garante o ar apenas por duas horas. É uma escolha muito, muito difícil”, afirmou.

O distrito de Nova Maracanã, com cerca de 1.200 moradores, é o que atravessa a situação mais grave no município, informa o El País. O secretário diz que a contaminação chegou lá porque muitos moradores viajaram a Manaus. "Foi onde o surto começou e se concentra, 80% dos casos são do distrito”, diz Azevedo. A Unidade Básica de Saúde (UBS) da Nova Maracanã funciona no improviso com leitos para pacientes.

Ele relata que a Prefeitura não dispõe de recursos para adquirir oxigênio e que a logística de Belém é complexa e que o município acaba dependente dos serviços de Manaus e Parintins, no Amazonas. Belém fica a 900 quilômetros de Faro.

Postar um comentário

0 Comentários