SANTARÉM: Prefeitura abre licitação de equipamentos para a instalação do 'prontuário eletrônico'

      

A Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Saúde, abriu processo licitatório para a aquisição de 116 microcomputadores e 33 impressoras, para instalação nas Unidades Básicas de Saúde do prontuário eletrônico. 

O valor da compra dos equipamentos ficará em torno de R$ 403.934,00 (Quatrocentos e três mil, novecentos e trinta e quatro reais).


O prontuário eletrônico é uma das inovações tecnológicas que trazem mais segurança e qualidade no diagnóstico para os pacientes. 

Isso acontece por conta do PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente) permitir uma padronização eficiente, sem erros como ilegibilidade da letra do médico, além da integração de dados. 

De acordo com as normas do CFM, os dados do paciente devem estar sempre disponíveis, e quando solicitado pelo paciente ou seu representante legal, é necessário o fornecimento de cópias autênticas das informações.

Com o uso de prontuários de papel, além de dificultar essa disponibilidade constante que os prontuários devem ter, uma vez que os médicos precisam se deslocar até a clínica para conseguir o documento, essa forma de reunir os dados está exposta a vários riscos, como extravio e quebra de sigilo.

Outro problema do papel é a necessidade de ser “refeito” a cada novo médico com que o paciente se consulta. Isso faz com que as informações sejam muitas vezes incompletas ou omitidas.


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