A quantidade de testagem em casos suspeitos de Covid-19 é muito baixa em Santarém



O município de Santarém, no Oeste do Pará, chegou a marca de 205 óbitos, de acordo com o Boletim do dia 25/06, da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA). Um número muito alto em comparação com outros municípios que possuem a mesma quantidade populacional. 

Um fato que tem chamado a atenção de alguns médicos que atuam em Santarém, é que, a Secretaria Estadual de Saúde (SESPA) e a SEMSA, seguem com uma baixa testagem nos pacientes que apresentam sintomas leves a moderados do novo Coronavírus. 

Um dos pontos comentados pelos médicos que tiveram em contato com a redação do Tapajós Notícias é que nas ações itinerantes realizadas pela Prefeitura de Santarém, ocorre uma baixa coleta do teste RT-PCR para o Covid-19, como também não ocorre a solicitação do exame de tomografia do Tórax, na maioria dos casos. "Não tem como confirmar se o paciente está com Coronavírus somente com consulta clínica. É necessário a realização do teste ou um exame de tomografia para podermos ver a situação do pulmão. Só de olhar e conversar com o paciente não tem como fechar 100% o diagnóstico. O teste rápido não serve para dar um resultado confiável nos primeiros dias de sintomas. Ocorre um falso negativo", comentou por telefone um dos médicos que tivemos contato.

Uma postagem feita no perfil do Facebook do jornalista Jeso Carneiro, mostra a grande quantidade de consultas realizadas desde o dia 18/05. Sendo exatamente 17.854 consultas até o dia 25/06. O que mostra que poucos testes estão sendo realizados, em comparação com os números dos boletins diários da SEMSA. 


No dia 23/06 apenas 35 testes estavam em análise. Já no dia 24/06, não tinha nenhum teste em análise. E no dia 25/06 estavam 31 testes em análise, como mostra os 3 boletins abaixo. 






São números muito baixos comparados com a grande quantidade de consultas realizadas nas ações itinerantes, como mostra uma postagem feita pela Secretária de Saúde, Dayane Lima. Sendo que no dia 25/06 foram notificados 148 suspeitos de Covid-19 e apenas 31 testes de RT-PCR realizados. 




0 Comentários