PARÁ: Doença ‘misteriosa’ igual ao Coronavírus, aparece em Santarém




Em plena crise da pandemia do Coronavírus, apareceu no município de Santarém, Oeste do Pará, uma “doença misteriosa”. Até o momento ninguém sabe o que é, porém, os pacientes apresentam os sintomas característicos do Covid-19.

Alguns exames estão dando os resultados negativos, mesmo com todas as características do quadro de Covid-19. Vale ressaltar que a Secretaria de Estado de Saúde do Pará (SESPA), não está fazendo a contra prova quando o primeiro resultado de exame para Covid-19 é negativo.

Recentemente um servidor do estado, veio a óbito com suspeita de Covid-19. Ontem (25), o resultado do exame saiu e para a surpresa de todos, foi negativo para Covid-19. Então o servidor veio a óbito por qual doença, já que o quadro se agravou muito rápido?
De repente será necessária uma investigação do Ministério da Saúde com a Organização Mundial da Saúde, para saber que doença misteriosa é essa.

Alguns dias atrás um trabalhador do ramo de navegação, vindo de Manaus/AM, chegou na UPA com quadro suspeito de Covid-19. Veio a óbito poucos horas depois e teve como causa da morte, inconclusivo.
As autoridades da área de saúde precisam investigar esse mistério, pois a população já começa a ficar preocupada com tal situação.

SINTOMAS DO COVID-19
De acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, esses são os sintomas mais encontrados nos pacientes:

Febre (>=37,8ºC);
Tosse (seca ou produtiva);
Dispneia (Dificuldade de respirar);
Mialgia e fadiga – (dor muscular e cansaço físico intenso);
Sintomas respiratórios superiores (garganta irritada, coriza, obstrução nasal), e;
Sintomas gastrointestinais, como diarreia (mais raros).

O quadro clínico, típico de uma Síndrome Gripal, pode variar seus sintomas desde uma apresentação leve e assintomática (não se sabe a frequência), principalmente em jovens, adultos e crianças, até uma apresentação grave, incluindo choque séptico e falência respiratória, levando a morte.

0 Comentários